Looking For Anything Specific?

Ederson Costa

Vereador Ivan do Saborear: a língua é o chicote do corpo.


Em sessão hoje (20/03) na Câmara Municipal de Timon, o vereador Ivan do Saborear, teve uma fala infeliz, disse: “ não gosto de viado, eu gosto é de mulher”! A fala do parlamentar está gerando muita polêmica na cidade.

Uma boa parcela da população defende que ele cometeu crime de homofobia, que foi preconceituoso. Não obstante, percebe-se, que infelizmente muitos parecem querer se aproveitar da situação.Um comentário infeliz e inoportuno, é o que parece ser mais sensível, no entanto, chegar ao patamar de ser entendido como crime: exagero!

Sim, é a sociedade que vivemos! Precisamos a todo custo, tomar cuidado com o que se fala e o que se faz. Foi retirado apenas um trecho da fala do vereador e estão rotulando cometimento de crime de homofobia! 

Em política, meus caros, existem ideias; não existem sentimentos, mas interesses; pessoas oportunistas que vivem de fazer críticas aos seus semelhantes e, por detrás as vezes fazem pior. 

A criminalização da homofobia e transfobia prevê que “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito" em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;

A criminalização da homofobia e da transfobia foi permitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de junho de 2019. Por 8 votos a 3, os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais passariam a ser enquadrados no crime de racismo. 

Portanto, que sejamos mais empáticos, é nítido que o comentário do vereador poderia ser evitado, por diversos fatores: principalmente por estar legislando a favor do povo, na tribuna deveria estar defendendo o direito de todos, e não proferindo comentário de mesa de bar. 

Contudo, imperioso é não esquecer a máxima: que somos seres humanos em constante construção, e que erramos, falhamos, no entanto atribuir um deslize na fala ao cometimento de crime é muito exagerado! Devemos assim tomar muito cuidado, pois a língua é o chicote do corpo. 



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Tem que ver o contexto da fala dele. Em que situação ele falou aquilo. Foi rebatendo alguma fala anterior do colega?
    Necessário destacar que vereador goza de imunidade parlamentar. É bem verdade que não é absoluta, porém em sendo no exercício do cargo e no limite da circunscrição do município, caberá a Casa, apuração de quebra do decoro parlamentar, apenas!

    ResponderExcluir
  2. Vereador, Ivan do Saborear, parabéns pelo seu trabalho. Infelizmente tem gente medíocre do pensamento pequeno, que só interpreta as coisas, visando o mal. Querendo tirar aproveito da situação de alguma forma. Que Deus te proteja.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao portal @edersoncosta, por ser empático, tenta ver a verdade e não só apenas se aproveitar de algo e / ou situação pra querer ganhar seguidores. É realmente um portal sério e compromissado, é tão tal, que em pouco tempo, já tem bastante seguidores. Tem que ter as manhas.👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    No meu ponto de vista independente do contexto ele cometeu um crime muito grave sim, ele é representante de um povo em geral, ou Não? Isso mostra muito o comportamento de várias pessoas da sociedade, é falta de informação, acho quem ainda usa esses termos para ofender alguém não avançou nada, precisamos evoluir. Gente temos que entender que essa minoria luta a muito tempo por igualdade, que pessoas já morreram por se sentiram rejeitadas, desrespeitadas com esses termos medíocres que massacram a quem tem uma opção sexual diferente. Eu acredito que essa mesma luta desse grupo seja a mesma que nossas mulheres buscam até hoje para estar no meio dessa nossa sociedade machista. O ano e 2023, o século é XXI.
    Não estou aqui julgando a pessoa dele e sim do comportamento e acredito que ainda dá tempo de concertar o erro e começar a se adaptar ao que pra ele possa ser " mundo novo".

    ResponderExcluir
  5. Vamos acompanhar os próximos capítulos da nossa casa parlamentar de Timon.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.